SlideBar

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Minha Primeira Horta - Como fiz minha Composteira de chão

Estou muito animada com minha primeira composteira, que será responsável por alimentar a terra da minha nova hortinha selvagem! É um trabalho árduo para quem não está acostumado com uma enxada e um pedaço de chão, rss, mas o resultado é recompensador!

A composteira de chão, ao lado da minha primeira horta!
Há vários tipos e formas de se fazer uma composteira, a que eu fiz fica no chão diretamente em contato com a terra, do ladinho da minha horta. Ela serve para dar nutrientes para a terra, deixando o solo fértil, além de diminuir a produção de lixo.

Se está interessado em saber como é feito, saiba que é bem simples, não tem como errar. Mas é trabalhoso para quem não está acostumado com trabalhos braçais. Levei quase uma hora para fazer a minha, e a parte mais demorada foi cavar o buraco, rss.

Como fazer a Composteira de Chão


Escolhi ao lado da horta e de minha acerola.
Primeiramente escolha o lugar. Um local com terra e que tenha sombra, se possível perto da sua horta. Cave um buraco, o tamanho depende de quanto "lixo orgânico" você produz. Mas é legal que a composteira não ultrapasse 1,40m de altura. Também não é interessante fazer uma composteira muito grande se o trabalho será feito apenas por uma pessoa, o que deixará cansativo.

Feito o buraco, deixe um pouco de terra fofinha no fundo, e faça as camadas seguindo esta ordem:

  1. folhas verdes
  2. folhas secas
  3. lixo orgânico
  4. folhas secas

Primeira camada, folhas verdes.

Segunda camada, folhas secas.

Terceira camada, lixo orgânico.

Uf.. cansei! rss

Última camada, folhas secas. E eu super contente!

Finalizei com um pouco de terra fofa ao redor.

A última camada de folhas secas serve como uma tampa para a compostagem e também para evitar o cheiro ruim. Sempre que for adicionar mais alimento é só retirar as folhas secas, colocar a comida e tampar com as folhas novamente!

É importante seguir estas etapas e não lotar a composteira de comida, mantendo o equilíbrio de quantidade entre folhas secas e lixo orgânico. Se tiver mais folhas não tem problema, o que não pode é acontecer o contrário.

Feito isto sua composteira está pronta! Agora é só esperar que a comida vire terra fértil.



Mas é importante estar atento em alguns detalhes...

  • Não use terra comprada em casas de produtos agropecuários ou de jardinagem, pois estas vem cheias de aditivos químicos. Se não tiver terra em sua casa, ou se a terra for pouca, pegue um pouco na rua, em algum terreno baldio, em um parque, etc.
  • Uma vez por semana revire a compostagem. Isso é importante pois esse processo precisa de oxigênio para acontecer!
  • Se estiver em época seca e a terra muito quente (principalmente a terra da compostagem, que pode ficar em até 60º) você pode "regar" a compostagem com água, apenas um pouco para mantê-la úmida.

É comum acontecer de surgirem espontaneamente animais para ajudar nessa compostagem, como por exemplo minhocas. Mas caso tenha passado mais de um mês e nenhuma "ajuda" surgiu, você pode comprar uma duzia de minhocas (as vermelhas grandes são as melhores para isso) e adicionar na sua compostagem. Se tiver feito certo, elas se multiplicarão!

O adubo estará pronto para usar quando não tiver mais cheiro ruim e for uma terra homogênea. Isso pode levar de 2 meses a 1 ano. A dica é cortar tudo no menor tamanho que conseguir antes de colocar na compostagem, isso acelera o processo.

Como posso alimentar a composteira?

Alimento para a composteira. Aqui; casca de batata, beterraba, cenoura e maçã.
Você pode usar tudo o que for cru e sem temperos (sem sal, sem industrializados, etc).
Exemplo: cascas de verduras, legumes e frutas. Sementes, grãos, talos, hortaliças etc.

Você não pode usar alimentos industrializados, de origem animal (leite e derivados, ovos e derivados [a casca do ovo pode], carnes em geral) e coisas líquidas (exceto a água) mesmo que orgânicas. Exemplo, não pode sucos, leites vegetais, etc.

As carnes viram adubo, porém atraem ratos e outra pragas, por isso não devem ser usadas!

Lembrando que há várias formas de ter uma compostagem em sua casa! Essa é apenas uma delas.

Muitas dicas peguei no Panelas de Capim. Se estiver curioso e interessado sobre hortas, composteiras, alimentação viva, brotos, germinação, etc... recomendo que passe por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...