SlideBar

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Naturebismo, Lá Vou EU!!!


Já estou lá, estou indo, irei... não sei ao certo, rss. Só sei que esse novo modo de viver é algo que eu procurei por muito tempo. Sabe quando você quer algo mesmo não sabendo muito bem o que é, ou sem ter ideia alguma do que é isso? Eu ainda tenho muitos "algos" para encontrar a resposta, mas o naturebismo, naturalismo ou seja lá como for, é um destes "algos".


Bom, não vou dar uma aula aqui, por isso vou explicar bem basicão e quem se interessar procura sobre o assunto (e vai amar! rss).

O naturebismo ou naturalismo é um modo de viver mais natural na medida do possível, afinal não quero ficar sem luz, sem água encanada, sem a farinha pronta que faz o meu bolo/pão, sem os óleos, sem a praticidade, etc. Mas eu quero e posso - por mais que muitos digam que não - ficar sem a maioria das coisas industrializadas, como cosméticos (shampoos, perfumes, maquiagens, etc), alimentos (processados, enlatados, industrializados no geral), produtos no geral (limpeza pesada, toxinas contra pragas, etc) e medicamentos.

Além de ser uma melhora imensa para a minha saúde (quanto menos destes produtos, menor exposição eu tenho aos seus químicos agressivos) é muito útil para nosso planeta, o lindo meio ambiente, nossa mãe terra (gaia).

E o mais legal disto é que não se fica sem estas coisas citadas acima, elas são apenas substituídas por alternativas naturais e saudáveis (e acredite, na sua maioria, muito mais eficientes!).

Vou deixar alguns exemplos para quem se interessar, porém é importante pesquisar e ver o que funciona melhor para você. A natureza não nos trata como lotes ou como farinhas do mesmo saco (o que a indústria faz conosco), por isso o que funciona para mim pode não dar certo para você, e quanto mais informação sobre o assunto, mais alternativas e emponderamento você tem.

Substituir o desodorante por
  • Óleo de Coco
  • Bicarbonato de Sódio
  • Leite de Magnésia

Substituir o shampoo e condicionador por
  • Técnicas No Poo ou Low Poo. - pesquisar No e Low Poo

Substituir os repelentes, por
  • Óleo de Neem

Substituir pasta de dentes por
  • Pó de Juá
  • Pó de Juá + outros pós (canela em pó, cravo em pó, gengibre em pó, berinjela em pó, cúrcuma, etc)

Substituir enxaguante bucal por
  • Óleo vegetal - pesquisar Oil Pushing
  • Água + bicarbonato + Óleo essencial (menta, hortelã, melaleuca, etc)

Substituir maquiagem - base - por
  • Amido de milho + cacau em pó

Substituir maquiagem - rímel - por
  • Óleo de coco + carvão ativado

Substituir maquiagem - blush - por
  • Amido de milho + urucum
  • Amido de milho + beterraba em pó

Substituir maquiagem - sombra - por
  • Marrom: Amido de milho + alfarroba 
  • Dourada: Amido de milho + açafrão

Substituir perfumes por
  • Óleos essenciais misturados ao agrado do seu olfato.
  • Absoluto de Baunilha para cheiros adocicados
  • Exemplos de óleos: Gerânio, Ylang Ylang, Patchouli


Estes são alguns que sei, muitos eu não testei ainda. Todos peguei no grupo Naturebismo do Facebook, é um grupo cheio de pessoas dispostas a ajudar!

Está na minha lista de desejos o Óleo de Coco, Pó de Juá e Óleos Essenciais de Melaleuca, Hortelã, Baunilha e Laranja ou Limão.

Tenha em vista que se você está acostumado com os produtos industrializados, ver essa lista pode parecer loucura, tipo, "Você vai colocar amido de milho e chocolate na cara?", mas se o efeito é satisfatório, não contém toxinas (como todas as maquiagens tem!) e não agride o meio ambiente... Qual o problema?

E quando falei para o moço da zoonose que passei água + vinagre + álcool na minha cachorrinha para tirar os carrapatos ele disse que poderia dar alguma coisa nela, para não fazer mais isso. E em seguida me recomendou aplicar nela carrapaticida (como butox) diluído em água e enxaguar. Sério, o que realmente pode fazer mal, um carrapaticida altamente tóxico ou vinagre e álcool?

Ao se falar em receitas e misturas caseiras todo mundo fica com um pé atrás, mas ao usar um produto industrializado cancerígeno ou que é comprovado que cause outras doenças, "Ah, tudo bem, se está à venda é seguro...".

Vamos parar e pensar um pouco mais sobre isso? :D

Comecei o No Poo três meses atrás, amei, apaixonei pela técnica e aderi ao meu estilo de vida. Também eliminei carnes da minha vida e agora estou descobrindo formas não agressivas de me cuidar (e me amar). Essas misturinhas são só amor, e sempre que tenho dúvidas vou lá no grupo e sou sempre bem acolhida! Ainda tenho muito o que aprender e mudar na minha vida, é um processo lento e muito satisfatório, exatamente por isso não sei ao certo qual minha posição nessa história... Dentro, fora, quase lá? rss

Se você tem receitinhas e misturinhas saudáveis e naturais, compartilha aqui com a gente! Conhecimento nunca é o bastante, rss.

obs: achar uma foto legal com direitos autorais livres é uma missão quase impossível... espero que se contentem com as minhas, rss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...