SlideBar

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Introdução Alimentar para um Bebê Alérgico Alimentar - APLV

Introdução Alimentar Bebê Alérgico APLV - Ilustrado por Angélica L. Azambuja. Todos os Direitos Reservados!

Para um bebê alérgico alimentar - seja aplv ou outra alergia - é preciso muito cuidado na hora da IA, pois a alergia alimentar é um problema genético, e pode vir a desenvolver outras alergias muito facilmente.

Não, meu filho não é alérgico a tudo, mas eu estou sempre atenta, pois ele (assim como todos nós) pode vir a desenvolver outras alergias. Então é importante que seja dado cada alimento separado para saber como ele reage com cada um deles.

A média recomendada são 4 dias testando cada alimento, mas para bebês que costumam ter reações muito tardias esse número pode aumentar para até 14 dias no mesmo alimento potencialmente alergênico.

Alimentos potencialmente alergênicos são aqueles que em sua própria natureza causam maiores índices de alergia, como por exemplo camarão, amendoim, leite de vaca, soja, ovo, etc, e também aqueles que os parentes e principalmente os pais, possuem alergia. Por exemplo, se o avô possui alergia a tomate, o tomate é um alimento potencialmente alergênico para o seu bebê.

Aqui em casa as reações são mistas, ou seja, algumas acontecem em torno de 2h, outras após 2 dias, mas nenhuma, até o momento, aconteceu na hora do contato com o alimento.

Não se enganem achando que se comeu papinha de banana no café da manhã e pela tarde está normal pode passar para outro alimento, as reações podem ser tardias e se manifestar de várias formas. Há sintomas na pele, no sistema respiratório, no sistema gastrointestinal, e por aí vai.

Os sucos!

É dito em muitos lugares que não se pode dar suco antes de 1 ano de idade, o motivo é pelo risco de desnutrição, desmame precoce e diabetes infantil. As frutas possuem o açúcar próprio, que é a frutose, e as frutas em forma de suco perdem a maioria das fibras, e estas fazem com que o açúcar entre no corpo lentamente, sem fibras o açúcar é "sugado" muito depressa. Um suco aqui, outro ali, não faz mal, o problema é dar suco todos os dias, em todas as refeições.

Desnutrição por suco? Pois é, o estomago dos bebês é pequeno, e os sucos não chegam aos pés do leite materno, encher o estomago de seu filho com suco é muito desvantajoso nutricionalmente. E o desmame precoce pode acontecer também por nossos pequenos estarem sempre de estomago cheio de suco e não ter espaço para o leitinho da mamãe.

Mas não fui radical, meu radicalismo aqui é com as alergias, rss. Então suco aqui em casa pode sim, de vez em quando.


Esquema de IA

Esse esquema eu retirei do grupo do facebook no qual participo, o Meu Filho é Alérgico a Leite, escrito por Michely Miguelote.

Não esqueça! Sempre o mesmo alimento por 4 dias, e só então passar para o próximo. Os primeiros cozinhar apenas na água, nada de sal ou temperos. No caso eu uso o método BLW junto com a papinha, ou seja, dou o alimento cozido em cubos ou palitos para meu bebê pegar e brincar com o alimento, e depois amasso e dou em forma de papinha.


6 mês - SOMENTE ALMOÇO
Chuchu
Chuchu + abobrinha
Chuchu + abobrinha + arroz
Chuchu + abobrinha + arroz + cenoura (obs: a cenoura cozida pode constipar um pouco, é muito bom colocar um mínimo).
Chuchu + abobrinha + arroz + cenoura + inhame
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura + inhame + 1 colher á café de azeite de oliva (gallo, borges ou o que for limpo).
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura + inhame + azeite + mandioquinha

7 mês - SOMENTE ALMOÇO
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura ou beterraba + mandioquinha ou inhame + azeite + caldo de frango ou rã por 7 dias.
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura ou beterraba + mandioquinha ou inhame + azeite + de carne de frango ou rã por 7 dias (após a introdução da proteína faça exames de fezes).
Ao final da introdução da proteína animal pode-se começar o jantar.

8 mês - ALMOÇO E JANTAR
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura ou beterraba + mandioquinha ou inhame + azeite + carne de frango ou rã + milho (pode ser o fubá limpo ou a espiga, no meu caso optei pela espiga organica).
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura ou beterraba + mandioquinha ou inhame + azeite + carne de frango ou rã + milho + brócolis ou couve-flor
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura ou beterraba + azeite + carne de frango ou rã + milho + brócolis ou couve-flor + mandioca.(Após a introdução da mandioca pode-se introduzir o polvilho)

9 mês - ALMOÇO, JANTAR E (1 )LANCHE
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura ou beterraba + azeite + carne de frango ou rã + milho + brócolis ou couve-flor + mandioca + pêra cozida
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura ou beterraba + azeite + carne de frango ou rã + milho + brócolis ou couve-flor + mandioca + maçã, pêra ou banana (prata) cozida.
Chuchu ou abobrinha + arroz + cenoura ou beterraba + azeite + carne de frango ou rã + milho + mandioca + Couve-manteiga ou espinafre + maçã, pêra ou banana (prata) cozida.
Pode-se tentar ainda: mamão, manga, pessego branco, melão e melancia, obviamente sem cozinhar.

Alimentos como ovo, trigo, glúten e frutas cítricas é recomendável só depois de um ano. Leite animal só depois dos 2 anos. Feijão e carne de vaca a partir dos 9 meses se a mãe amamenta e come esses alimentos, caso contrário, só depois de 1 ano também.

Bom, eu segui esse esquema a risca até o 7º mês, e depois fui adaptando com o que tenho em casa, já que muitos alimentos na lista não fazem parte do meu costume comer, e nem são acessíveis no local onde moro. E o frango, aqui em casa só podia o caipira, pois os industrializados contém hormônio de soja, e meu bebê é alérgico a soja também.

Uma coisa muito importante ressaltar, é que os bebês aceitam sopas e papas trituradas muito bem, mas isso é um perigo! Já vi muitas mães nos grupos desesperadas por seus filhos de 2 anos terem pavor e ânsia de comida amassada, só comerem papas. Nada de liquidificador, triturador, passar na peneira, etc.

Essas são minhas dicas! Já passei por isso, posso dizer que foi muito assustador e gostoso ao mesmo tempo, rss. Espero que lhe ajude e não esqueçam de se divertir e curtir os momentos com seus pequenos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...