SlideBar

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Minha Primeira Horta - Primeiros Girassóis Brotando, Chuvarada, Insetos... Socorro!

Todos os dias acordo e vou olhar a horta, ver se há bichinhos maldosos por perto, se a terra está seca, etc. E olha que esplendor o primeiro girassol rasgando a terra! Foi um presente muito gostoso!

Girassol brotando. Foto tirada 9 horas



Girassol brotando. Foto tirada 14 horas

Girassol brotando. Foto tirada 18 horas
Essas fotos foram tiradas no mesmo dia, porém em horas diferentes. Dá para ver como a natureza é rápida! Em menos de 12 horas a plantinha se ergueu toda feliz para receber raios solares.

É, mas minha alegria não durou muito... no dia seguinte choveu bastante! Acho que nem o mato seco que coloco por cima foi capaz de proteger as sementinhas que nem rasgaram a terra ainda!

O girassol está por aí, nessa poça toda!

"Afogado" em baixo dos matinhos secos.

Estou triste... mas natureza é assim mesmo. Por isso a partir de hoje farei as mudinhas antes de transferir as sementes para o solo fixo. É claro que algumas plantas precisam ser plantadas direto no solo, essas serão exceções, rss.

E fica a dúvida: será que os girassóis resistiram? E minha composteira de chão, encharcou tudo? Óh céus... Só saberei ao amanhecer!

Já deixei avisado para a minha família trazer caixas de leite e garrafas de refrigerante, que usarei como vaso para as mudinhas. Será ótimo para nosso planeta, lixo a menos!

A chuvarada passou, a terra bebeu toda a água e fui ver como os bebês girassóis estavam... E para minha surpresa esses danadinhos estavam firmes e fortes! Exceto pelo fato de algum inseto ter arrancado uma das folhinhas do girassol bebê! ;(

Metade de sua folha esquerda foi arrancada e o inseto nem comeu :(

Girassóis vizinhos, rs.
O mato seco é para manter a terra úmida e evitar danos pelas gotas da chuva.

Depois disso vários girassóis passaram a brotar! Já tenho 4 (de 10) girassóis brotando na terra, mas infelizmente não tem dado tão certo quanto eu esperava. São vários fatores, o clima, o solo, e agora os insetos. Sem falar nas cochonilas! Bichos terríveis que se alastram pelo terreno e matam as plantinhas.

Passei extrato de Neem nas cochonilas, muitos morreram, mas muitos ficaram também. Vou passar mais uma vez e se não der certo usarei uma receitinha caseira. E se não funcionar, vou apelar para o fumo!

Extrato de Composto de Neem

Enquanto as caixas e garrafas não chegam, improvisando com copos descartáveis. Não é uma boa opção para quem está tentando diminuir a produção de lixo, mas era o que eu tinha.

Tenho 20 mudinhas (falantes!!) de girassóis, e em menos de 1 semana 8 já rasgaram a terra! É muito amor! E olha que não coloquei nada na terra, é apenas terra vegetal, colhida no meu terreno, já que o "adubo" está sendo feito na composteira.

Girassóis germinados brotando com 1 semana
A composteira vai bem! Hoje achei 2 minhocas no chão e passei elas para a composteira, espero que gostem de lá e chamem as amiguinhas! hahaha

Por enquanto tenho apenas girassóis plantados, mas estou germinando cenouras, batata-doce, pimenta dedo de moça (consegui a semente!!), berinjela e esperando um jiló amadurecer para colher suas sementes.

Cenoura com 7 dias na água

Batata-doce no seu terceiro dia na água.
Uma cortei ao meio e outra fiz inteira para ver qual dava certo.

Vou fazer tudo em mudinhas (exceto a cenoura) para evitar problemas com o clima e insetos, pelo menos até as plantinhas serem mais resistentes. E sobre as batatas-doce, estou aguardando que deem brotos, porém receosa já que o feirante me disse que jogam produtos nas verduras e isso impede que germinem. Muito triste isso, onde vamos parar? :(

*Atualização da horta dia 14/11/15 ao dia 17/11/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...